-A rica tradição da tatuagem dos povos Eslavos nos Bálcãs !

-A rica tradição da tatuagem dos povos Eslavos nos Bálcãs !

-Hoje vamos falar um pouco sobre a cultura da tattoo dos povos na região dos Balcãs, que muita das vezes fica longe do conhecimento, porém é uma cultura muito bela e rica em história.


-Enquanto a cultura de uma tatuagem eslava é considerada desconhecida ou quase perdida, em algumas regiões croatas da Bósnia e Herzegovina ainda se pode encontrar algumas mulheres mais velhas (menos freqüentemente homens) com traços de ornamentos tatuados nas palmas das mãos, lados dorsais de suas mãos, ombros, cotovelos, bem como algumas outras partes de seus corpos. Além de algumas raras exceções, o costume de aplicação de tatuagem pertence exclusivamente à população católica da Bósnia-Herzegovina e é por vezes chamado de um dos elementos do folclore e crenças dos povos dos Balcãs. -Também associado com as crenças pré-cristãs dos habitantes da Península Balcânica, este costume é, no entanto, dito ter desempenhado o seu papel mais importante no tempo das conquistas dos Balcãs pelo Império Otomano.



-Sob a crescente pressão da esfarrapação otomana em toda a região e das migrações forçadas causadas pelos eventos, as mulheres croatas cobriram seus corpos com vários padrões de cruzes em suas tentativas de evitar o cativeiro otomano, salvar seus filhos e evitar a conversão forçada ao Islã através do casamento. 



-Enquanto as tatuagens se tornaram um dos símbolos do catolicismo na Bósnia multiétnica, bem como uma maneira de ilustrar a afiliação de alguém à cultura croata deste país. Esses desenhos, dos quais quase ninguém poderia se livrar, também permaneciam nos corpos de mulheres católicas que se converteram ao islã para um casamento e daqueles que mudaram de religião por outras razões, tornando-se uma prova eterna de seu passado católico.

-Os ornamentos eram aplicados em um dos dias da Semana Santa e isso era feito por um dos membros mais jovens da família (ou, se ela se recusasse, o mais velho).  A pólvora era muito usada, muitas vezes diluída com sálvia, e de acordo com o que algumas das mulheres falavam, uma solução que foi usada para a sua tatuagem também consistia em carvão, lama, mel, bem como leite de uma mulher que amamentava e que já havia dado à luz um menino.


-Os padrões eram semelhantes entre si e freqüentemente continham os mesmos elementos.  A cruz usual estava sempre presente na mão e depois era decorada com pontos, semicirculares ou retas ao redor. As cruzes também podiam ser encontradas em outras partes do corpo e eram desenhadas sem regras específicas, às vezes encontrado nas testas, nos ombros, espalhados pelas mãos e braços. Porém esse costume é verdadeiramente antigo e de acordo com a história essa prática remonte aos tempos pré-cristãos.



-A tatuagem às vezes significaria a celebração da transição para a idade adulta e a cerimônia freqüentemente acontecia durante o equinócio da primavera - um dia de grande importância para quase todas as religiões na Terra.

-A tatuagem na cultura dos povos eslavos e na região dos Balcãs é muito mais antiga do que se pensa, muitas evidências foram encontradas, inclusive tattoos com runas eslávas que são uma forma de escrita por simbolos muito mais antigos que a escrita cirílica por exemplo. Na era soviética, esses símbolos foram completamente esquecidos, e só agora, com o crescente interesse em suas raízes, o uso desses símbolos está revivendo nas tatuagens.



-Símbolos rúnicos para os ancestrais antigos continham certas informações e significados. Cada runa tinha um propósito próprio, que era especialmente levado em consideração na hora de escolher. Os amuletos poderiam ser aplicados sozinhos ou em combinação com outras imagens para aumentar o efeito positivo geral.

-Os principais entre os antigos eslavos são 18 runas - estes são os signos básicos, os mais poderosos e possuindo poderes mágicos e significado oculto. Eles foram aplicados em qualquer superfície, bordados, pintados e aplicados na pele.

-O padrão é uma mistura de losangos, pontos, espirais, cruzes. Essas tatuagens eram um símbolo de fertilidade. Nas mulheres, a imagem foi complementada com folhas, galhos e flores. 



-Ornamentos apontavam para a força e poder de seu possuidor e eram dotados de energia protetora. Tais padrões podem fazer parte de uma composição complexa de runas e ornamentos.

-A cultura realmente é muita rica, eu sou suspeito em escrever pois particulamente eu amo ler sobre como as culturas antigas tem um relacionamento com a arte da tattoo, espero que tenhas gostado da leitura ...Muito Obrigado.

Comentários

Mensagens populares